
A camomila é uma planta de uso medicinal, cosmético, alimentar e em outras áreas. Tem os nomes científicos de Matricaria Recutita , M.chamomilla L proparte , Chamomilla recutita L Rauschert, Família compostas.
Os egípcios a usavam no tratamento da malária, devido a sua ação anti-inflamatória, é indicada para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores ou chá da flor de camomila); para queimaduras de sol (ajuda a refrescar a pele e evita o vermelhidão da pele), conjuntivite e olhos cansados (compressas com infusão do preparado das flores).Para criança ajuda combater vermes. Como chá usado diariamente diminui as dores musculares, tensão menstrual, stress e insônia, diarreia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados; banho com sachê de camomila é sedativo e restaurador de forças, e especial para hemorróidas.
Na forma de infusão é útil para o fígado, antialérgico, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e aliviar a irritação causada pela poluição. Age como sudorífico.
O tradicional chá de camomila é reconhecido como um relaxante e tranqüilizante natural, que ajuda a tratar problemas provocados por tensão nervosa, como insônia, dores de cabeça,tónico estimulante, cólicas abdominais, equilibra o fluxo menstrual.
É também analgésico local (nevralgias, cefaleias, dores de ouvidos, dores reumaticas), e clareia cabelos castanhos.
Céu Elsyane
Nenhum comentário:
Postar um comentário